Paliber

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Latest PROGRAMAÇÃO 2016


Programação do XV Encontro Verde das Américas

"Greenmeeting Brasília 2016"


Local: Auditório Externo do Superior Tribunal de Justiça - STJ - Brasília DF.

Contato:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  


28/09/2016 – Quarta-feira / Wednesday

08:30 h        

Credenciamento e entrega de material do Encontro  / Accreditation and releasing of material of the Meeting. 

10:00 h 






alt


Abertura solene do XV Encontro Verde das Américas e entrega do Prêmio Verde das Américas 2016, com a presença de autoridades nacionais e internacionais.

José Sarney Filho, Ministro de Estado do Meio Ambiente do Governo Brasileiro; Rodrigo Rollemberg, Governador do Distrito Federal; Senador Hélio José; Senador Reguffe; Embaixador Riccardo Savone, Canadá; Embaixadora Diana Vanegas, El Salvador; Embaixador Alejandro Borda, Colômbia; Embaixador José Kinn Franco, Bolívia; Everton Frask Lucero, Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; Germano Luiz Gomes Viera, Secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais; Antônio Ademir Stroski - Secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas.

Representações Diplomáticas de vários continentes e outras Autoridades.  Diplomatical representations  and other Authorities.


Presidente da mesa: César Augusto De las Casas Díaz - Diretor Ejecutivo de la OTCA – Organización del Tratado de Cooperación Amazónica.

10:20 h




César Augusto De las Casas Díaz - Diretor Ejecutivo de la OTCA – Organización del Tratado de Cooperación Amazónica. Peruano. Diplomático de carrera. Ministro en el Servicio Diplomático de la República del Perú. Licenciado en Relaciones Internacionales por la Academia Diplomática del Perú y Bachiller en Derecho por la Pontificia Universidad Católica del Perú. Tema: “Os desafios e o compromisso da Amazônia no contexto de Cooperação Estratégica sobre o equilíbrio climático global na agenda 2030 das Nações Unidas”.

10:40 h




Herman Benjamin - Ministro do Superior Tribunal de Justiça, formado em direito pela Faculdade de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado pela Universidade de Illinois USA, foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo. Participou da elaboração de várias leis em vigor no Brasil, integrando a comissão de juristas que redigiu o Código de Defesa do Consumidor. Tema: Criação do Instituto Judicial Global do Meio Ambiente – Interação e troca de experiências entre juízes na área ambiental internacional”.

11:00 h




Embaixador Riccardo Savone, Canadá – Graduou pela Universidade McGill de Montreal e pela Universidade Temple de Filadélfia - USA. Foi Comissário Comercial para o setor de energia e investimento na Embaixada canadense no México. Comissário Sênior no Consulado Geral do Canadá em Minneapolis, Estados Unidos. Atuou no Departamento de Relações Exteriores e Comercio Internacional, em Ottawa, e diretor da Divisão de Relações Comerciais da América do Norte. Foi Cônsul-geral em Xangai na China. Tema: “O compromisso do Canadá com a energia limpa e tecnologias sustentáveis”.

11:20 h

Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais / Participation of speakers and special quests.


12:30 h – Intervalo  / Break


Presidente da mesa: Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima Scartezini – Assessora-Chefe de Gestão Socioambiental do Superior Tribunal de Justiça.

14:00 h        



alt

Germano Luiz Gomes Viera, Secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. Advogado, especialista em Direito e Educação Ambiental, mestre em Direito Público e Internacional pela UCP/Portugal, professor de Ciência Política, Direito Ambiental, Educação Ambiental e Políticas Públicas Sustentáveis do Centro Universitário UNA e da Universidade José do Rosário Velano - Unifenas/Belo Horizonte MG. Tema: “A importância e o legado da gestão ambiental em Minas Gerais para a agenda do desenvolvimento socioambiental no contexto nacional”.

14:20 h





Carlos Rosano Peña – Professor, chefe do Departamento de Administração e do Programa de pós-graduação em agronegócio da Universidade de Brasília – UNB. Doutor em Economia pela Universidade Russa Amizade dos Povos. Tem experiência na área de Economia, Administração com ênfase em organização Industrial, agronegócio, gestão pública e estudos de eficácia, eficiência, produtividade, ecoeficiência e indicadores de sustentabilidade com os método análise envoltória de dados e fronteiras de eficiência estocásticas. Tema: “A crescente preocupação mundial com os problemas ambientais decorrentes da expansão das fronteiras agrícolas e da intensificação da produção agropecuária na Amazônia”.

14:40 h





Alexandre Camanho de Assis, Procurador Regional da República, Diretor-Geral da Fundação Pedro Jorge – Atuou como juiz do Water Tribunal, em Istambul, em 2009, compõe o Grupo de Trabalho de Águas da Procuradoria Geral da República, com foco no combate à contaminação hídrica. É Juiz do Tribunal Latino-americano da Água, sediado na Costa Rica, tendo participado de sessões na Cidade do México, Guadalajara e Antigua de Guatemala. Estudou na Academia de Direito Internacional de Haia, Holanda e no Instituto de Relações Internacionais de Tessalônica, Grécia. Tema: “A importância de uma diretriz compactuada na gestão da água nas megacidades”.

15:00 h


Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima ScarteziniAssessora-Chefe de Gestão Socioambiental do Superior Tribunal de Justiça. Tema: Gestão socioambiental e planejamento estratégico no contexto do desenvolvimento sustentável racional, justo e quantitativo frente aos desafios globais”.

15:20 h




Embaixadora Diana Vanegas, El Salvador - Diplomata de carreira, trabalhou no Ministério dos Negócios Estrangeiros, no Departamento para a Europa e à integração e gerenciamento de Relações da América Central. Foi diretora para a América do Norte, do Sul e Caribe, seguindo a agenda bilateral com os Estados Unidos, México e Canadá; bem como os países da América do Sul e Caribe. Foi encarregada de negócios e Ministra Conselheiro da Embaixada de El Salvador, em Canberra, na Austrália. Tema: “Energia renovável e recursos naturais em El Salvador”.

15:40 h


Antônio Ademir Stroski - Secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas. Tema:A agenda da Amazônia na gestão compartilhada da maior floresta tropical do mundo em consonância com as mudanças climáticas”. 

16:00 h 17:30 h

Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais / Participation of speakers and special quests.


29/09/2016 – Quinta-feira / Thursday


Presidente da mesa: André Rodrigues Costa Oliveira - Advogado e Consultor, especialista em Administração, Marketing e Negócios pelo Instituto COPPEAD/UFRJ. Doutorando em Direito Público e Privado pela Universidad Catolica Argentina - UCA.

09:00 h

Painel – Apresentação de projeto com experiência bem sucedida. Tema: “A agenda de proteção dos recursos naturais do cerrado e suas bacias fluviais”.

09:20 h

alt


Eduarda Zoghbi - Cientista política, consultora na prospectiva consultoria e articuladora do Engajamundo; Julia Norat Cavalcanti - advogada, estudante de ciências ambientais e articuladora do Engajamundo e Ana Carla Marques - internacionalista e articuladora do Engajamundo. Tema: “Engajamundo - Formando jovens conscientes de seu impacto social e ambiental, capazes de participar efetivamente das decisões que podem impactar as suas comunidades, o nosso país e o mundo".

09:40 h


Everton Frask Lucero - Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Tema: "Os pilares da política de Mudança do clima e florestas no contexto do desenvolvimento sustentável".

10:00 h


Flor de María Sánches Orozco, Ministra Conselheiro e Cônsul Geral – Costa Rica. Tema: “Do mar do caribe ao pacífico – A biodiversidade e as diversidades naturais da Costa Rica”.

10:20 h



Thérèse Hofmann Gatti - Professora, Decana de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília, Doutora em Desenvolvimento Sustentável. Desenvolve importantes trabalhos de arte com bitucas de cigarros e reciclagem de papel moeda. Tema: “Reciclando para o desenvolvimento e a inclusão social no contexto global para o equilíbrio ambiental e econômico”.

10:40 h




Marcus de Almeida Lima - Presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro - INEA. Advogado, cursou também administração na Universidade de Conecticut - E.U.A, com mestrado em Direito da Cidade, pela UERJ, e professor de Direito Ambiental, na Universidade Católica de Petrópolis RJ. Tema: “Olimpíadas Rio 2016 – A importância do licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, como ferramenta para compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a preservação da qualidade ambiental com foco na sustentabilidade
11:00 h Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais / Participation of speakers and special quests.


12:30 h – Intervalo  / Break


Presidente da mesa: Roslano Jeferson Rodrigues – Advogado e Especialista em Direito Ambiental e Assessor especial do Senador Hélio José.

14:00 h


alt

Embaixador Alejandro Borda, Diplomata de Carreira da Colômbia. Representante Permanente da Colômbia junto à Associação de Integração Latino-americana – ALADI; atuou na Missão Permanente junto à Organização das Nações Unidas, em Nova York. Foi Cônsul Geral em Paris e Embaixador no Uruguai, na Coreia e nas  Filipinas.  – Tema: "Mudanças climáticas e gestão hídrica na Colômbia – um país de ideias".

14:20 h




Thelma Krug - Diretora do Departamento de políticas para o combate ao desmatamento (DPCD) MMA, Vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC; Doutora em Estatística Espacial, Sensoriamento Remoto e Meteorologia e pesquisadora-sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, considerada uma das maiores autoridades mundiais em mudança do clima e florestas. Tema: "As diretrizes norte/sul que norteiam o controle do desmatamento brasileiro com foco no desafio das mudanças climáticas globais".

14:40 h

Gerado Enrique Vega Berrio, Ministro Conselheiro do Panamá - Tema: “Do desenvolvimento sustentavel, as riquezas naturais no Panamá".

15:00 h







Painel – Experiência bem sucedida - Projeto Escola Família Agrícola - Auto-sustentável e referência de ensino/aprendizagem na produção agro ecológica, em sintonia com os princípios de respeito às relações biológicas, á sociedade, aos saberes comunitários e observação e prática na convivência com o clima semiárido na região da Serra Geral de Minas Gerais. Apresentação: Ester Sanches-Naek - Foi atleta de atletismo e representou Minas Gerais em competições nacionais e internacionais. Fundou inúmeras instituições filantrópicas no Brasil e nos Estados Unidos. É tradutora oficial de Português - Inglês, Notário Público,  Bacharel em Patologia da Fala e Espanhol pela Universidade de Connecticut e Mestre em Desenvolvimento Econômico  de Comunidades pela Southern New Hampshire University - USA; Irmã Suely Gomes Nunes, missionária e coordenadora técnica dos Projetos sociais e educativos da Associação Jaibense de Apoio ao Menor- AJAM – Jaíba MG.

15:20 h


Embaixador José Kinn Franco, Ex-Ministro de Obras Públicas da Bolivia – Tema: “O desafio de conciliar a necessidade de obras de infraestrutura na Amazônia boliviana com a preservação ambiental e o equilíbrio social".

15:40 h


Senador Hélio José, Engenheiro Eletricista, líder do PMDB e vice-lider do Governo no Senado Federal. Tema: “Energia Solar Fotovoltaica - o futura da sustentabilidade energética com fontes alternativas de energia.

16:00 h

Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais / Participation of speakers and special quests.

17:30 hSolenidade de Encerramento e entrega do Certificado de Participação.

QUE TODOS SEJAM BEM-VINDOS 

Contato; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

 

Folder de apresentação do XVI Greenmeeting

Revista Sustentabilidade É O FOCO

Apoiadores