Paliber

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Latest PROGRAMACAO 2017


Programação do XVI Encontro Verde das Américas

"Greenmeeting Rio 2017"


Local: Teatro do BNDES, Av. República do Chile, 100 - Rio de Janeiro RJ.

Contato:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  


25/09/2017 – segunda-feira / Monday

09:00 h        

Credenciamento e entrega de material do Encontro  / Accreditation and releasing of material of the Meeting. 

10:00 h 




alt


alt

Abertura solene do XVI Encontro Verde das Américas e entrega do Prêmio Verde das Américas 2017, com a presença de autoridades nacionais e internacionais.

Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta; José Sarney Filho, Ministro de Estado do Meio Ambiente do Governo Brasileiro;  Embaixadora María Jacqueline Mendoza Ortega, Secretária Geral da OTCA Organização do Tratado de Cooperação Amazônica; Embaixador Nils Martin Gunneng, Noruega; Embaixadora Diana Vanegas, El Salvador; Embaixador Riccardo Savone, Canadá; Embaixador Ayadah Mubrad Alsaidi, Kuwait; Embaixador Mohammed Ahmad Mohammed Al-Hayki, QATAR; Embaixador Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, Palestina; Vilmar Berna, Escritor e jornalista, Prêmio Global 500 das Nações Unidas; Júlio Delgado, Deputado Federal MG; Antônio da Hora, Secretário de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro;  Marcus Lima, Presidente do INEA; Rubens Teixeira, Secretário Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro; Representante dos Correios; Representante da Codemig; Dra. Lisa Grehn, Suécia; Embaixador Jaime Gazmuri Mujica, Chile; Cônsul Christophe Vauthey, Suíça.

Representações Diplomáticas de vários continentes e outras Autoridades.  Diplomatical representations  and other Authorities.


Presidente da Mesa / President of the Table: Embaixadora María Jacqueline Mendoza Ortega, Secretária Geral da OTCA – Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.

10:20 h

alt


José Sarney Filho - Ministro de Estado do Meio Ambiente do Governo Brasileiro. Advogado, um defensor do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável de longa dada, em sua segunda gestão como Ministro de Estado do Meio Ambiente, vem liderando e coordenando com determinação as diretrizes da política brasileira para as mudanças climáticas no senário internacional, em consonância com a agenda das Nações Unidas. – Tema: “As ações do Governo brasileiro na liderança da política climática do cone sul para a agenda 2030 das Nações Unidas”.

10:40 h

alt


Embaixadora María Jacqueline Mendoza Ortega, Secretária Geral da OTCA – Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. Internacionalista, Especialista em temas ambientais internacionais e egressa da  Universidade Central da Venezuela. Docente universitária por sete (7) anos, na cátedra "Ambiente e Relações Internacionais", Escola de Estudos Internacionais, na Faculdade de Ciências Econômicas. Tema: “As ações da OTCA para a agenda positiva dos países do Bloco Amazônic, peloo equilíbrio compactuado da Floresta Amazônica”.

11:00 h

alt


Embaixador Lars Ronnås, Negociador para as Mudancas Climáticas do Ministério das Relacões Exteirores da Suécia. Representa a Suécia na cooperação internacional para implementar o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas. Trabalha há muitos anos com a cooperação para o desenvolvimento  dos direitos humanos na Suécia. Atuou como Chefe do Departamento da África no Ministério das Relações Exteriores e como Embaixador na Zâmbia e no Zimbabwe. Tema: “Avançando para uma Economia de baixa emissão de carbono - Estratégias e Políticas da Suécia”.

11:20 h

alt


Embaixador Riccardo Savone, Canadá – Graduou pela Universidade McGill de Montreal e pela Universidade Temple de Filadélfia USA. Foi Comissário Comercial para o setor de energia e investimento na Embaixada do Canadá no México. Comissário Sênior no Consulado Geral do Canadá em Minneapolis, Estados Unidos. Atuou no Departamento de Relações Exteriores e Comercio Internacional, em Ottawa, e diretor da Divisão de Relações Comerciais da América do Norte. Foi Cônsul-geral em Xangai na China. Tema: “As prioridades do Canadá em relação às Mudanças Climáticas”.

11:40 h

Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais / Participation of speakers and special quests.

12:30 h – Intervalo  / Break


altPresidente da mesa / President of the Table: Vilmar Berna, Escritor e jornalista - Fundador da Rebia - Rede Brasileira de informação Ambiental. Recebeu no Japão o Prêmio Global 500 das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Prêmio verde das Américas pela sua excelência no jornalismo ambiental.

14:00 h        

alt


Leonardo Pereira Lamego, Sócio do Azevedo Sette Advogados, Professor de Direito Ambiental no Curso de Pós-Graduação em Direito Corporativo (LLM) do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC, com Mestrado em Direito Ambiental Internacional pela The George Washington University (Washington/DC). Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MG, autor de vários livros e artigos voltados para a excelência no Direito Ambiental. Tema: “Os princípios internacionais do direito ambiental, com foco na proteção contra a poluição dos oceanos”.


14:20 h

alt



Embaixador Mohammed Ahmad Mohammed Al-Hayki, QATAR. Bacharel em Ciência Política nos EUA. Atuou nas Representações do Estado do Qatar em Viena, na Áustria, em Tóquio no Japão, em Bruxelas na Bélgica. Gabinete do Ministro de Estado de Excelência para questões ultramarinas. No Departamento da Europa e dos Estados Unidos no Qatar. Na Delegação Permanente do Estado do Qatar em Nova York.  Terma: “A gestão ambiental no Qatar frente aos desafios do Oriente Médio”,Tema: “A gestão ambiental no Qatar frente aos desafios do Oriente Médio”.


14:40 h

alt


Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho – Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, administra o Sistema do Ensino Profissional Marítimo e suas atividades correlatas com supervisão relativas a gestão ambiental, a fim de contribuir para a segurança do tráfego aquaviário e a salvaguarda da vida humana no mar. Com a participação do Contra-Almirante Rodolfo Henrique de Saboia, Superintendente de Meio Ambiente da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil. Tema: “À segurança da navegação no mar aberto e nas hidrovias - à prevenção de poluição hídrica por parte das embarcações e plataformas”.

15:00 h

alt


Embaixador Ayadah Mubrad Alsaidi, Estado do Kuwait. Graduado em Direito pela Universidade do Kuwait em 1991. Atuou no Programa Especial para Estudos Diplomáticos e Jurídicos na Universidade Fletcher School of Law and Diplomacy em Boston. Atuou no Departamento Jurídico do Ministério das Relações Exteriores do Estado do Kuwait. Atuou na Missão Permanente do Estado do Kuwait das Nações Unidas em Nova York. Tema: “As políticas Públicas para a preservação do meio ambiente do Estado do Kuwait e a Campanha “Vale a Pena Proteger”.

15:20 h

alt


Juliana Santiago, Chefe do departamento do Fundo Amazônia no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social  BNDES. O Fundo Amazônia é uma iniciativa do governo brasileiro destinada a captar doações para investimentos ​​em projetos para prevenir  e combater o desmatamento das florestas na Amazônia. O Fundo é hoje reconhecido internacionalmente como um dos mais bem sucedidos mecanismos financeiros para apoiar a implementação de ações de redução de emissões por desmatamento florestal. Tema: “O Fundo Amazônia e sua importância nas ações para a preservação e sustentabilidade das florestas do bloco“.

15:40 h

alt



Mário Mantovani - Geógrafo, Diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, nominado como um dos mais ativo e conceituado ambientalista do país, com participação em várias conferências internacionais das Nações Unidas. Sua plataforma está diretamente ligada a influência da Mata Atlântica que está nas ações mais básicas do dia a dia. Na qualidade do ar e da água, a regulação do clima e a saúde do solo dependem diretamente dos remanescentes desta floresta.  - Tema: "A gestão ambiental dos municípios brasileiros sobre a proteção dos remanescentes da Mata Atlântica".


16:00 h

17:00 h

Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais / Participation of speakers and special quests.

26/09/2017 – Terça-feira / Tuesday


altPresidente da mesa / President of the Table: Fabiola Luciana Teixeira Orlando Souza – Advogada, especialista em Direito Ambiental e Presidente da Rede Internacional de Excelência Jurídica no Distrito Federal – RIEX/DF, que constitui espaço universal para estudos de profissionais comprometidos com a ética da ciência e dos princípios gerais do direito.

10:00 h

Painel - Projeto Inovação - Empresa Brasileira dos Correios. "Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações de suprir suas próprias necessidades." A responsabilidade empresarial frente à sustentabilidade é uma realidade mundial das organizações. Os Correios se preocupam com o futuro e já realizam consideráveis esforços tendo como base o tripé da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. As ações sociais e ambientais desenvolvidas pelos Correios estão alinhadas às diretrizes nacionais e internacionais de sustentabilidade.

10:20 h

alt


Robson Spinelli Gomes - Doutor em Engenharia de Produção, mestre em Ciência Ambiental, bacharel em física. Possui especialização na área nuclear junto a Philips Holanda e IPEN/USP. Diretor Técnico, Pró-Reitor de Pesquisa e Pesquisador da FUNDACENTRO/MTE, esteve cedido ao Ministério Publico do Estado do Rio de Janeiro, onde atuou como Técnico pericial na área de Meio Ambiente, saúde do trabalhador e qualidade total. Orientador de mestrado e monografias em curso de latu e stricto sensu. Tema: "Saúde do Trabalhador e o Meio Ambiente".

10:40 h

alt


David Mai Wai Zee - Prof. Dr. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Coastal and Oceanographic Engineering - University of Florida e doutorado em Geografia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professor adjunto da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Vice-Presidente da ONG Câmara Comunitária da Barra da Tijuca e da ONG Defensores da Terra. Tema: "A Amazônia Azul, Direitos e Deveres a serem cumpridos nas águas do atlântico".

11:00 h

alt


Fábio Rubio Scarano - Diretor Executivo da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável. Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (UnB), Ph.D. em Ecologia pela Universidade de St. Andrews da Escócia, professor de Ecologia da UFRJ. Membro da Sociedade Linneana de Londres  e foi professor visitante das universidades de Darmstadt, Alemanha e de Minnesota, EUA. Coautor no quinto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, 2014). Tema: "Adaptação às mudanças climáticas baseada em ecossistemas: uma oportunidade para o Brasil".

11:20 h

alt


Rodrigo Lins Frutuoso - Técnico da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde - Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília. Membro da Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas, pelo Ministério da Saúde do Brasil. Foi Responsável pela articulação das ações de enfrentamento a microcefalia por meio da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento ao Aedes aegypti e Suas Consequências – Tema: “Alterações Climáticas - Disseminação do Aedes Aegypti e proliferação de doenças”.


11:40 h

alt



Luiz Prado, Ex-Presidente da FEEMA/RJ - Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente e Secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo.  Economista e pós-graduado em Biologia e Ecologia Humana e em Geografia e Ciências da Sociedade pela Universidade de Paris. Foi consultor do Banco Mundial e desenvolveu trabalhos na quase totalidade dos países latino-americanos e asiáticos, além de consultorias em vários projetos de gestão da União Europeia.  Tema: “Gestão de Recursos Hídricos em Tempos de Mudanças Climáticas”.

12:00 h Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais / Participation of speakers and special quests.

12:30 h – Intervalo  / Break


altPresidente da mesa / President of the Table: André Rodrigues Costa Oliveira - Advogado e Consultor, especialista em Administração, Marketing e Negócios pelo Instituto COPPEAD/UFRJ. Doutorado em Direito Público e Privado pela Universidad Catolica Argentina - UCA - Com várias condecorações.

14:00 h

alt


Svetlana Maria de Miranda, Advogada, Presidente do Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade Ambiental da Câmara Americana de Comércio – AMCHAM, Belo Horizonte MG. Pós graduada em Gestão, Legislação e Regulação Ambiental pela Ecobusiness School. Autora de diversos artigos e monografias publicados no Brasil. Homenageada com o prêmio “Os Mais Admirados do Direito na área de Direito Ambiental” pela Revista Novo Ambiente em parceria com a Universidade Paulista–UNIP, Tema: “Atividades e Empreendimentos sujeitos ao Licenciamento Ambiental de Responsabilidade da União​”.

14:20 h

alt



Carlos Eduardo Frickmann Young, Coordenador do Grupo de Economia do Meio Ambiente do Instituto de Economia da UFRJ. Graduado em Ciências Econômicas, com mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Economia pela Universidade de Londres - University College London (1997). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED). Tema: "A Economia no contexto do Desenvolvimento do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais”.


14:40 h

alt


Marilene Ramos, Diretora de Infraestrutura e Sustentabilidade do BNDES. Engenheira civil e doutora em Engenharia do Meio Ambiente, especialista em gestão ambiental, saneamento e gestão de recursos hídricos. Foi Presidente do Ibama e atuou no fortalecimento das ações e instrumento de combate ao desmatamento na Amazônia e na racionalização dos processos de licenciamento ambiental. Foi também presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA). Tema: "As diretrizes do BNDES para a gestão ambiental: desafios e perspectivas".

15:00 h



General de Brigada  Antônio CÉSAR Alves da Rocha.  Diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exercito Brasileiro. Cursou engenharia, na Academia Militar das Agulhas Negras; Aperfeiçoamento de Oficiais, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Operações na Selva, do Centro de Instrução de Guerra na Selva; Comando e Estado-Maior, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; e de Supervisor em Operações de Desminagem Humanitária da Junta Interamericana de Defesa, em Manágua/Nicarágua. Tema: “Excelência na gestão do meio ambiente no Exercito brasileiro”.


15:20 h


Morenno de Macedo, Gerente Executivo de Promoção de Negócios Sustentáveis na Gerência Nacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal; Graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia/MG; Pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas/SP; representante da CAIXA na FEBRABAN no grupo de trabalho “Financiamento da recomposição florestal” – Tema: “Iniciativas de Responsabilidade Socioambiental da Caixa no Crédito para Infraestrutura e Habitação, para o desenvolvimento de cidades sustentáveis”.

15:40 h

alt


Embaixador Georg Witschel, Alemanha - Cursou Direito em Erlangen, Alemanha, com Doutorado em Direito Internacional Público. Foi Embaixador da Alemanha em Jakarta, na Indonésia, em Ottawa no Canadá. Foi Diretor-Geral de Assuntos Jurídicos do Ministério Federal das Relações Externas da Alemanha, e ainda atual em Liubliana na Eslovênia e em Tel Aviv, em Israel. Foi Comissário para o Combate ao Terrorismo Internacional no Ministério Federal das Relações Externas da Alemanha em Berlim “O compromisso da Alemanha com a política climática das Nações Unidas, em prol do equilíbrio global”.

16:00 h

Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais / Participation of speakers and special quests.

17:00 hSolenidade de Encerramento e entrega do Certificado de Participação.

QUE TODOS SEJAM BEM-VINDOS 

Contato; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  


 

Folder de apresentação do XVI Greenmeeting

Revista Sustentabilidade É O FOCO

Apoiadores