Paliber

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Latest Rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale em Brumadinho MG - Uma tragédia anunciada.

Rompimento da barragem de rejeitos

da mineradora Vale em Brumadinho,

"Uma tragédia anunciada".

No inicio da tarde de sexta-feira 25/01 uma barragem da Vale se rompeu em Brumadinho (MG), a cerca de 60 km de Belo Horizonte. A tragédia aconteceu na região do córrego do Feijão, que deságua no rio Paraopeba, na Bacia do Rio São Francisco. O rompimento acontece três anos após a queda de uma barragem da Samarco também em Minas Gerais, em Mariana, o maior da história da mineração no Brasil. A Vale é uma das donas da Samarco, junto com a mineradora anglo-australiana BHP Billiton.

A quantidade de rejeito acumulada na estrutura fez com que uma outra barragem transbordasse. A lama atingiu uma área administrativa da companhia e parte da comunidade de Vila Ferteco e o numero de mortos podem chegar a 300 pessoas.

O presidente Jair Bolsonaro, sobrevoou na manhã de sábado (26) a área atingida pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Bolsonaro usou o Twitter para dizer que é "difícil ficar diante de todo esse cenário e não se emocionar" e prometer que o governo fará o que estiver ao seu alcance para atender as vítimas, minimizar danos, apurar os fatos, cobrar justiça e prevenir novas tragédias, citando ainda o desastre de Mariana.

Uma força tarefa de procuradores vai apurar as causas e as responsabilidades do rompimento de barragem na Mina do Córrego do Feijão, explorada pela mineradora Vale, em Brumadinho (MG). A determinação é da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Dodge defendeu alteração dos protocolos científicos que atestam a segurança das barragens onde são depositados os rejeitos da mineração. “É preciso aprimorar esses protocolos científicos porque eles têm falhado. Minas Gerais tem quase 700 barragens que estão classificadas em razão do risco de rompimento e é preciso garantir que esse risco seja realmente baixo e que essas informações sejam confiáveis.”

O acidente com a barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG), a 60 km de Belo Horizonte, ganhou destaque na imprensa internacional. A tragédia foi noticiada por sites de jornais, como os americanos "Washington Post" e "The New York Times", pelo britânico "The Guardian", pelos argentinos "Clarín" e "La Nacion", o francês "Le Monde", pela rede de TV americana CNN.

Fonte Agência Brasil.

 

Prêmio Verde

Área restrita

Patrocinadora:





A GERDAU é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transformamos, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, desenvolvendo o crescimento sustentável nas regiões onde atuamos.



Apoiadores















Folder de apresentação do XVII Greenmeeting

Revista Sustentabilidade É O FOCO