Paliber

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Latest O mundo se volta para a COP24, Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, de 3 a 14 de dezembro em Katowice, Polônia.

O mundo se volta para a COP 24, 

Conferência das Nações Unidas sobre 

o clima, de 3 a 14 de dezembro em

Katowice, Polônia


A COP24 - 24ª  Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática será realizada de 3 a 14 de dezembro de 2018 em Katowice, na Polônia. O evento terá a participação de quase 30 mil delegados de todo o mundo, incluindo chefes de governos e ministros responsáveis por questões ambientais e climáticas.

O plano para a cúpula da COP24 é adotar um pacote completo de implementação do Acordo de Paris. O acordo é o primeiro acordo internacional na história, que obriga todos os países do mundo a tomar medidas sobre a proteção do clima. O pacote permitirá os avanços  do acordo na prática, estabelecendo a política climática e energética global para os próximos anos.

Espera-se que a conferência finalize as regras para a formalização do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas no âmbito do programa de trabalho da COP21. Também incluirá vários eventos de alto nível, eventos obrigatórios, eventos de ação e mesas redondas.

O Acordo de Paris, firmado em dezembro de 2015, na COP21 estabelece mecanismos para que os países signatários limitem as emissões de poluentes para conter o aumento da temperatura global em menos de 2º C. Um dos compromissos do Brasil é cortar 37% das emissões de gases de efeito estufa até 2025, com indicativo de atingir o percentual de 43% até 2030.

Uma das tarefas mais importantes da COP-24 será elaborar e adotar um pacote de decisões que garanta a plena implementação do Acordo de Paris, de acordo com as decisões adotadas em Paris (COP-21) e em Marrakesh (COP-22). Além disso, a COP-24 incluirá o chamado Diálogo Facilitador, destinado a apoiar a formatação de compromissos nacionais.

O ministro do Meio Ambiente da Polônia Henryk Kowalczyk  e Patricia Espinosa, Secretária Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, assinaram um acordo definindo as obrigações de ambas as partes resultantes da organização da Cúpula Climática em dezembro. Este Acordo contém as obrigações do país anfitrião e estabelece a base legal para a organização do evento.

A assinatura do acordo resume o processo de negociação deste documento e serve como elemento formal final dos preparativos organizacionais para um importante evento internacional  a Cúpula Climática COP24, disse o ministro Henryk Kowalczyk.

Foto divulgação: Patricia Espinosa, Secretária Executiva da COP24 e o Ministro do Meio Ambiente da Polônia Henryk Kowalczyk

 

Folder de apresentação do XVII Greenmeeting

Revista Sustentabilidade É O FOCO

Apoiadores