Paliber

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Edições anteriores Encontro 2013


Aconteceu em Brasília o XII Encontro Verde das Américas


Quase um ano depois da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, lideranças nacionais e internacionais ligadas ao meio ambiente discutiram em Brasília nos dias 21 e 22 de maio, alternativas para combinar desenvolvimento econômico, ambiental e social.

Os participantes da 12a edição do Encontro Verde das Américas tiveram dois dias para apontar caminhos mais práticos para os acordos e decisões tomadas em conferências internacionais, como a que ocorreu no Rio de Janeiro em junho do ano passado.

As palestras e discussões resultaram em uma carta com as reivindicações e recomendações que consideraram mais relevantes. Depois de consolidado, o documento a Carta Verde das Américas será divulgado no dia 05/06, dia mundial do meio ambiente e entregue a autoridades e organizações brasileiras e de outros países que atuam na área.

A discussão ocorrida no Encontro foi marcada pelo relato de experiências como a da indústria turística mexicana, da evolução de políticas ambientais adotadas pela Indonésia, pelo Quênia, e pela agenda de adaptação às mudanças climáticas implantada na Malásia.

Outras iniciativas de menor proporção e mais locais foram apresentadas para que os participantes do encontro conseguissem definir estratégias mais eficazes para a adoção de práticas sustentáveis pelas diferentes economias.

O secretário-geral da organização, Robby Ramlakhan, destacou a importância da cooperação para a integração amazônica, que envolve a Bolívia, o Brasil, a Colômbia, o Equador, a Guiana, o Peru, Suriname e a Venezuela. O grupo tem buscado alternativas financeiras para viabilizar projetos importantes na região.

O encontro realizado no Museu Nacional da República na Esplanada dos Ministérios teve como objetivo a busca de soluções para os problemas ambientais locais e globais, por meio da troca de experiências entre os diversos órgãos locais e internacionais envolvidos com a questão ambiental. A idéia foi apresentar temas atuais, polêmicos, bem sucedidos e inovadores.

Autoridades como representantes de órgão voltados ao meio ambiente do Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Amazônia, Sergipe, Alagoas, bem como o México, Chile, Guatemala, União Europeia, Noruega, Portugal, Israel, Malásia, Indonésia, palestina, Quênia, Pnuma (Nações Unidas) e WWF estivem presentes.


Fotos de Convidados e Palestrantes do Greenmeeting 2013


Embaixador Robby Dewnarain Ramlakhan, Secretário Geral da OTCA.

Luciana Imaculada de Paula, Promotora de Justiça - GEDEF
Jose Carlos Carvalho, Ex-Ministro de Estado de Meio Ambiente

Ademar Leal, Coordenador Geral do Greenmeeting.

Danilo Vieira Júnior, Secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente de Minas Gerais.

Diana Pomar, Diretora do Conselho de Promoção Turística do México.










Eduardo Brandão, Secretário de Estado de Meio Ambiente - Semarh - DF.
Paulo Coelho, Jornalista e Editor do Jornal Nova Imprensa/Formiga MG.
Paulo Celso dos Reis Gomes, Subsecretário de Políticas de Resíduos Sólidos do DF.
Embaixador Peter Kirimi, Kenya Diplomata Arnold Jacques de Dixmude, União Europeia e Prof. Dr. Carlos Santander

Embaixador Sudaryomo Hartosudarmo, Indonésia




Newton Lins, Secretário de Estado de Assuntos Estratégicos do Distrito Federal.

Gonçalo Motta, Secretário para Assuntos do Ambiente  e Alterações Climáticas - Portugal Embaixadora Dato`Sudha Devi, Malásia

Cibele Mally de Souza - FEAM/MG.

Alon Lavi, Diplomata de Israel

Mariana Ferreira, Analista WWF













Carlos Eduardo Valadares Araujo, Subsecretário de Sustentabilidade DF.
Denise Hamú – Representative of PNUMA United Nations
Embaixadora Aud Marit Wiig, Noruega

Embaixador Ibrahim Alzeben, Palestina Alessandro Miranda - Assessor de Mobilização do Greenmeeting.

Josana Lima, Diretoria de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente.




 

Folder de apresentação do XVI Greenmeeting